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SEO: o que significa e 10 sinais que você precisa dele

Você já ouviu o termo SEO, mas se perguntou o que significa? Provavelmente, você sabe o que significa “otimização para mecanismos de pesquisa”, mas você conhece o valor real do SEO no marketing do seu negócio?

Em um raciocínio simples é muito fácil entender o propósito do SEO. Imagine que você precisa de algo – um produto ou serviço. Certamente, você pesquisa no Google, certo? Em seguida, o Google exibe uma página de resultados de pesquisa relacionados ao que você está procurando para que você possa fazer uma escolha e prosseguir com sua compra.

SEO é como você garante que o site da sua empresa apareça no topo da primeira página de resultados de pesquisa. Desse modo, é absolutamente essencial para garantir que os clientes em potencial possam encontrá-lo.

Neste artigo, explicaremos o que é, por que é tão importante e, em seguida, os sinais que mostram se você precisa de ajuda com a otimização SEO.

O que significa SEO?

A otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) é uma maneira incrivelmente valiosa de atrair visitantes para seu site organicamente, ou seja, sem pagar nada. As pessoas navegam por um site digitando uma palavra-chave, por exemplo, “onde comprar pão”, e ele mostrará uma lista de resultados de padarias em sua área local. 

Em suma, uma pesquisa orgânica traz cerca de 53% do tráfego para um site. Como resultado, se você é proprietário de uma padaria ou cafeteria local na área que também oferece venda de pães, convém aparecer na primeira página desses resultados para “onde comprar pão”. Um plano de marketing de otimização de mecanismo de pesquisa bem pensado pode ajudá-lo a conseguir isso.

Aproximadamente 75% das pessoas não clicarão além da primeira página dos resultados do Google. Se o seu SEO for ruim, seu site aparecerá após a segunda página de resultados de busca ou em nenhuma, o que significa que o SEO do seu site precisa de uma grande melhoria.

Por que você deve investir em SEO?

Bilhões de pesquisas são realizadas online todos os dias. Isso significa uma quantidade imensa de tráfego específico e de alta intenção.

Muitas pessoas procuram produtos e serviços específicos com a intenção de pagar por essas coisas. Essas pesquisas são conhecidas por terem  intenção comercial, o que significa que elas indicam claramente que desejam comprar algo que você oferece.

Portanto, seus clientes em potencial estão procurando todos os dias milhares de coisas diretamente relacionadas ao seu negócio. 

Isso representa ainda mais oportunidades para se conectar com essas pessoas e ajudar a responder suas perguntas, resolver seus problemas e se tornar uma opção confiável para elas.

10 sinais de que você precisa de SEO

Veja a seguir 10 indicadores de que você precisa de SEO em seu site

1. Seu site não aparece nos resultados de pesquisa para suas palavras-chave mais importantes

Seu site não está aparecendo no topo das páginas de resultados de busca (SERPs – Search Engine Results Pages)? Se você acha que pode precisar de ajuda de SEO, primeiro verifique se você está classificando palavras-chave e frases relacionadas. 

Voltando ao nosso exemplo da padaria, você desejará classificar entre os primeiros resultados para “onde comprar pão em [sua localização]”. Se você não está aparecendo nos primeiros resultados, você definitivamente precisa de ajuda de SEO.

Mas, quais palavras-chave são mais valiosas para o seu negócio? Se você não souber a resposta para essa pergunta, faça um brainstorming de seus produtos e serviços mais importantes para descobrir.

Obviamente, agências especialistas em SEO podem ajudar a orientá-lo no processo de escolha das palavras-chave mais eficazes. Clique aqui e saiba como!

2. Seu site recebe pouco tráfego

SEO: o que significa e 10 sinais que você precisa dele

Você já percebeu se o seu site recebe muitas ou poucas visitas? Depois de começar a investir em SEO em seu site, você vai querer começar a avaliar o tráfego orgânico do seu site. 

O tráfego orgânico do site, como falamos acima, é a quantidade de visitantes que descobrem seu site fazendo uma pesquisa orgânica. Para começar, você deve usar o Google Analytics, um serviço gratuito de análise da web fornecido pelo Google. 

Se depois que você analisar os dados de tráfego verificar que as pesquisas orgânicas não estão liderando, é hora de contratar uma agência de SEO confiável que possa melhorar significativamente seus rankings orgânicos.

3. Baixa conversão de leads

Talvez os visitantes do seu site possam encontrar seu site organicamente, mas quando estiverem no seu site, eles não serão convertidos. Em suma, as conversões incluem a porcentagem de visitantes que:

  • Clicam em links ou botões,
  • Preenchem um formulário,
  • Adquirem um produto,
  • Compartilham conteúdo nas redes sociais e muito mais.

Melhorar suas conversões inclui aumentar o número de visitas à página, envios de formulários e cliques em links ou elementos em suas páginas.

Existem várias maneiras e técnicas que podem ajudar a melhorar suas taxas de conversão, no entanto, se você não tem interesse ou tempo suficiente para aprendê-las, contratar um especialista em SEO pode ajudá-lo a apontar na direção certa. 

4. Você não tem uma estratégia de marketing de conteúdo

Uma das melhores maneiras de melhorar o tráfego do seu site é ter uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz. Para isso, você pode contratar redatores para escrever para você ou contratar uma empresa de SEO com profissionais de marketing de conteúdo que entendam como escrever conteúdo de qualidade e rico em palavras-chave.

Se o seu site não tiver conteúdo valioso que corresponda ou ajude a responder às pesquisas de seus visitantes, você precisará de ajuda profissional de SEO.

Lembre-se de que você precisará criar páginas informativas que não sejam apenas para classificar seu site nas SERPs, mas também que sejam úteis para seus usuários. 

5. Seu site não possui um design responsivo

Você sabia que, segundo o Google, 57% dos internautas dizem que não recomendam uma empresa com um site mal projetado no celular? A última coisa que você quer é que seus clientes saiam do seu site porque seu site não é adaptável às necessidades de visualização e interação deles. 

Isso significa que ter um web design responsivo aumenta o alcance e o engajamento do seu cliente. Melhor ainda, é mais provável que 74% dos usuários retornem a sites compatíveis com dispositivos móveis.

Outro dado do Google diz que até 62% das empresas se saem melhor em vendas se tiverem um site responsivo. Isso é um monte de vendas online geradas a partir de um telefone celular. 

E isso é algo que sua empresa pode experimentar ao optar por um design de site responsivo. 

Aliás, isso também facilita para os usuários o pagamento de produtos, agendamento de serviços ou consultas sobre demandas específicas. Portanto, com um site responsivo você torna a vida mais fácil e prática para você e seu cliente.

6. Seu site não está protegido com HTTPS

A partir de julho de 2018, o Google começou a penalizar sites não HTTPS. Mas, o que é HTTPS? HTTPS, ou Hypertext Transfer Protocol Secure, é usado para estabelecer comunicação segura em uma rede. Seu navegador verificará um site que você está visitando para garantir que ele seja seguro/o certificado nele seja emitido por uma autoridade de certificação legítima.

Se você quiser saber se seu site tem HTTPS ou HTTP, acesse o ícone de cadeado ao lado da barra de endereços do seu navegador. Se clicar nele exibir um “Não seguro”, você vai querer comprar um certificado SSL (secure sockets layer) de uma autoridade de certificação confiável. Não ignore esse fator importante, porque não ter um site seguro fará com que você seja penalizado e caia nos resultados de busca.

7. Seu site tem problemas de auditoria técnica

SEO: o que significa e 10 sinais que você precisa dele

Outro fator que pode estar afetando seu tráfego e conversões são os problemas de auditoria técnica. Alguns dos problemas técnicos que seu site pode ter incluem:

Conteúdo duplicado

Ter conteúdo duplicado pode afetar negativamente as classificações do seu site. O Google começará a penalizar seu site se você tiver várias ou muitas páginas com exatamente o mesmo conteúdo, pois os mecanismos de pesquisa terão dificuldade em saber qual página classificar, pois estão segmentando as mesmas palavras-chave. 

Velocidade do site

Aproximadamente 40% dos visitantes deixarão um site se demorar muito para carregar, ou seja, mais de 3 segundos. Se o seu site demora 3 segundos ou mais para ser exibido, você está perdendo leads valiosos. 

Portanto, certifique-se de que a velocidade do seu site seja otimizada adequadamente contratando um profissional que possa avaliar quais elementos do seu site estão causando os problemas de velocidade. 

Mapa do site XML

Um sitemap XML é um mapa que ajuda os mecanismos de pesquisa como o Google a indexar tudo em seu site. O benefício de ter um sitemap XML em seu site é que ele ajuda a aumentar a velocidade do processo de indexação. 

8. Seu site tem uma experiência de usuário ruim (UX)

A experiência do usuário final foi trazida à tona por Donald Norman (pai da disciplina) em meados dos anos 90, depois de ter começado a trabalhar em design centrado no usuário já dez anos antes. Em suma, a UX é definida por Norman como o conjunto de todas as respostas emocionais; psicológicas e físicas que ocorrem antes, durante e após uma interação.

Segundo ele, tudo fornece uma experiência do usuário – só depende se é boa ou ruim. Aviões, bicicletas, luminárias, smartphones, secadores de cabelo, videogames e sites, só para citar alguns, são exemplos de design UX que podem ser bons ou ruins.

Quando se trata de sites, a UX envolve a navegação fácil e compreensível, um design atraente e útil, conteúdo bem escrito que seja informativo para seus usuários, CTAs úteis (call-to-actions), excelente velocidade de carregamento do site e muito mais. 

Aliás, na maioria das vezes, a otimização do mecanismo de pesquisa e a experiência do usuário andam de mãos dadas, pois uma experiência ruim do usuário pode ser um fator importante para você não obter muitas conversões em seu site.

9. Você não avalia seus concorrentes

Se você achar que seus concorrentes estão no topo das SERPs, mas seu site não está, talvez seja hora de contratar uma agência estrategista de marketing de SEO; para realizar uma análise de concorrentes e avaliar o que eles estão fazendo para obter boas classificações. 

A contratação de especialistas em SEO para realizar essa avaliação pode fornecer ótimas informações sobre como você pode melhorar o conteúdo do seu próprio site, links, otimização, experiência do usuário e muito mais.

10. Seu site não tem ou tem poucos backlinks

SEO: o que significa e 10 sinais que você precisa dele

O Google e outros mecanismos de pesquisa se preocupam com a quantidade de backlinks que você tem apontando para seu site de outros sites. Se você não tiver muitos backlinks com links para seu site, pode ser uma das principais razões pelas quais seu SEO é ruim.

Mas, como isso funciona? Quando seu site ganha links de outros sites de autoridade, o Google e outros mecanismos de pesquisa veem isso como valioso. 

Então, quanto mais backlinks de sites de qualidade com links para seu site, mais seu site também será visto como uma autoridade no setor e você terá uma classificação geral mais alta nos resultados de pesquisa. 

Quais as principais vantagens e benefícios do SEO? 

Os benefícios do SEO são muitos e, na maioria dos casos, seu uso adequado é a chave para o sucesso de muitos negócios online. Veja abaixo quais são essas vantagens:

Aumenta a visibilidade

Um dos benefícios mais óbvios do SEO é que ele aumenta a visibilidade do seu site nos mecanismos de busca, melhorando sua classificação. 

Como o SEO envolve otimizar o conteúdo do site com palavras-chave relevantes que recebem muitas pesquisas (e poucos concorrentes), ele melhora seu posicionamento na página de resultados de pesquisa para essas palavras-chave.

Isso torna seu site mais visível para os visitantes, o que pode gerar ainda mais leads e conversões.

Aumenta o tráfego orgânico

Outro grande benefício do SEO, quando implementado corretamente, é que ele pode aumentar significativamente seu tráfego orgânico. Como mencionado acima, aumentar sua visibilidade nos resultados de pesquisa eleva suas chances de direcionar mais pessoas ao seu site.

Além disso, para obter resultados e dimensionar seu negócio, você precisa de um tráfego composto por um público interessado e altamente relevante para o seu nicho.

Os visitantes que encontram você por meio de resultados de pesquisa visitam seu site porque estavam procurando algo ativamente. E seu site estava entre os principais resultados da pesquisa deles.

SEO melhora a Experiência do Usuário

Um dos maiores benefícios do SEO é que ele melhora a experiência do usuário e ajuda você a causar uma impressão positiva e duradoura no público certo.

Como mencionado anteriormente, o SEO conecta você com pessoas que estão procurando informações relevantes para seus produtos ou conteúdo. Como seu site contém informações relevantes para o que eles estão procurando, isso certamente terá um impacto positivo na experiência deles.

Ademais, isso levará a taxas de engajamento mais altas em seu site e isso aumentará ainda mais seus rankings nos mecanismos de pesquisa.

SEO melhora as Taxas de Engajamento

Uma experiência de usuário aprimorada para um público altamente relevante significa apenas uma coisa: os visitantes passarão mais tempo em seu site.

O alto envolvimento do usuário está associado a um aumento no ROI (retorno sobre o investimento) e uma diminuição na taxa de rejeição. Quando os visitantes se relacionam com o seu produto, significa que eles se conectam mais com a sua marca.

Além disso, se você tem um blog em seu site, provavelmente tem o tipo de informação que os visitantes estão procurando, e no blog é provável que eles se relacionem com seu conteúdo com mais profundidade.

Com efeito, isso melhora significativamente a duração média por sessão de visitantes em seu site, o que resulta em maior engajamento e conversões.

Por fim, todos esses benefícios do SEO resultarão em crescimento exponencial de longo prazo para o seu negócio e fortalecerão sua credibilidade no setor. Como você pode ver, muitos desses benefícios de SEO estão um pouco relacionados entre si e você pode implementar dois ou mais deles em uma única ação.

Por que você precisa de ajuda especializada em SEO?

SEO: o que significa e 10 sinais que você precisa dele

Uma agência de marketing e SEO confiável pode ajudar a diagnosticar possíveis problemas de SEO em seu site. Além disso, investir em ajuda profissional de SEO pode ser incrivelmente benéfico a longo prazo, porque os profissionais podem ajudá-lo a obter melhores vendas e receita.

Especialmente porque os profissionais de marketing digital têm muitos anos de experiência no setor trabalhando com clientes como você; portanto, contratar um especialista garante que você não perca oportunidades de otimizar adequadamente seu site.

Observe que, quando você inicia o processo de otimização de mecanismo de pesquisa eficaz, os resultados levarão algum tempo. Pode levar semanas ou meses para obter resultados para algumas de suas palavras-chave mais importantes. No entanto, o investimento na agência certa valerá a pena o tempo e o custo direcionado.

Então, achou este post interessante? Pois, complemente seu conhecimento lendo também: Importância do posicionamento no digital

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