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Os 5 pilares do marketing digital.

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09.04.2021 categorias Marketing Digital

Os 5 pilares do marketing digital.

Os 5 pilares do marketing digital

Se o seu objetivo é vender na internet, seja por meio de uma loja virtual ou por geração de leads, você tem que conhecer os 5 pilares do marketing digital.

É cada vez maior o número de pessoas que procuram produtos e serviços que atendam às suas necessidades através de mecanismos de buscas e mídias sociais. 

Estratégias de marketing digital são perfeitas para atrair consumidores segmentados para o seu negócio. 

Para criar um plano de marketing digital você deve utilizar os 5 pilares: planejar, atrair, ativar, converter e fidelizar.

Eles são o passo a passo para entender como planejar toda a estratégia da sua marca no ambiente digital.

Vamos entender como funciona cada um deles?

Planejar

O planejamento não é uma etapa única, mas algo que deve ser levado em conta em todos os pilares do marketing digital. Lembre-se: antes de começar é fundamental entender a empresa, o tipo de produto, o modelo de negócio e o público-alvo.

O público-alvo é importante, pois a partir dele são criadas diversas segmentações e é possível entender hábitos e desejos daquele consumidor, sendo um ótimo combustível para as etapas seguintes.

Uma forma de otimizar o público-alvo é desenvolvendo Personas, que têm foco em entender o comportamento e rotina dos consumidores ao invés de seus dados demográficos.

Atrair

O segundo pilar do marketing busca mostrar que a sua marca existe e como ela pode ajudar o seu cliente. O objetivo é criar uma base de público com a qual você possa trabalhar desejos, necessidades e finalmente convertê-los em fiéis consumidores.

Nessa etapa, são definidos os objetivos, as verbas, os canais e as estratégias de aquisição de mídia. Resumindo, você define quem são as pessoas que começarão a entrar no seu funil de vendas e como captá-las. 

Para negócios já estabelecidos essa é uma das etapas mais simples, uma vez que a marca já tem presença no mercado e possui uma boa base de clientes para trabalhar. No caso de negócios que estão começando essa é a etapa mais desafiadora, pois é preciso mostrar para o público quem é a empresa, passando confiança e conquistando bases de potenciais clientes.

Ativar

Depois de atrair os potenciais consumidores para seu site, newsletter ou redes sociais, você começa a ativá-los. Eles passarão a conhecer a sua marca melhor e considerar fazer negócio com ela. Para ativá-los demonstre que a sua empresa entende do assunto e é perfeita para oferecer soluções para os desafios do cliente. Para isso é importante mostrar autoridade.

Isso pode ser feito de diversas formas, desde prêmios da empresa, a artigos de blogs e revistas especializadas. É interessante ajudar o consumidor de alguma forma, fornecendo dicas e conteúdos relevantes. O nome dessa técnica é content marketing, ou marketing de conteúdo.

Outra metodologia que é conhecida por utilizar o conteúdo para ativar clientes e gerar conversão é o inbound marketing. É uma forma de focar em criar conteúdos relevantes que geram resultados e podem ser analisados.

Converter

Uma vez que você ativou os potenciais consumidores para seu site, chegou a hora de transformá-los em vendas! O pilar de converter transforma os potenciais consumidores em consumidores de fato.

Ações de marketing que convençam os consumidores a comprar na sua loja virtual são fundamentais. Para isso, utilize sites bem desenvolvidos pensados em melhorar a experiência do usuário.

Nessa etapa finalmente viramos a chave de “potencial consumidor” para “cliente”!

Fidelizar

Muitas empresas ainda acreditam que a conversão é o fim de tudo, mas ainda falta um pilar do marketing digital.

“Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”

-Philip Kotler

Por exemplo, se alguém comprou na sua loja e teve uma boa experiência a chance dele voltar é bem maior, certo? Por que não tratá-lo com carinho, ajudando-o a lembrar da sua marca para ele voltar à sua empresa quando precisar?

São ações de marketing digital que buscam lembrar o cliente que você continua lá. Ela é feita por ações de relacionamento, normalmente por mídias mais segmentadas como e-mail marketing, facebook, twitter e instagram.

Certamente, o pilar da retenção é como uma gestão de comunidade, onde você trabalha novamente a atração e a ativação de pessoas que têm interesses em comum com o objetivo de fidelizá-las.

 

 

Em conclusão, gostou do artigo? Quer conhecer mais sobre marketing digital e como aumentar as vendas da sua empresa? Entre em contato conosco pelas redes sociais e fale com um de nossos especialistas!

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