fbpx
Slider5

Importância da Identidade Visual

site3 (2)
09.04.2021 categorias Identidade Visual

Importância da Identidade Visual

Nest post, iremos destacar a importância da identidade visual. Certamente, você já ouviu a expressão ”primeiro a gente come pelos os olhos”, digamos que o mesmo vale para produtos e serviços.

A sua identidade visual é o que chamará a atenção do seu cliente. Então, por meio das cores, formas e fontes, um conjunto gráfico é criado para traduzir todo o conceito por trás do empreendimento.

Vamos falar sobre a importância da identidade visual?

O que é identidade visual?

Em primeiro lugar,  a identidade visual consiste na combinação de elementos visuais que buscam refletir uma marca, um nome, uma ideia, um serviço, ou uma empresa como um todo.

Abrangendo itens como por exemplo, logo, fotos, cores, frases, slogans, tipografias e diferentes formas de comunicações.

Se trata dos elementos da sua marca, e o que ela quer demonstrar.

Qual a diferença entre identidade visual, branding e marca?

A identidade visual é todo o conjunto de fatores que e envolve o visual da empresa, como o próprio nome já diz. Ela engloba a logo, a paleta de cores, a tipografia oficial e elementos semelhantes.

Marca é a representação simbólica de uma entidade, algo que permite identificá-la de um modo imediato. Como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada.

Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.

Importância

Portanto, pode se considerar uma das coisas mais importantes da sua empresa, pois é com ela que o cliente vai ter o primeiro contato, principalmente visualmente.

Se as pessoas gostarem do que veem, elas irão fazer negócios com você.

Veja alguns exemplos clássicos que são conhecidos mundialmente:

  1. Quem não conhece a famosa maça da Apple? A empresa usa apenas uma maça como logo, e é considerada uma das mais famosas do mundo
  2. Ferrari, que utiliza a forma de um cavalo com a cor vermelha, passando a ideia de potência e desempenho
  3. M do Mcdonalds, O M em arcos é conhecido mundialmente

As pessoas se identificam com a sua marca, se envolvem quando gostam, começam a confiar mais no seu trabalho e profissionalismo, passando a acreditar que tudo relacionado aquela marca é de boa qualidade.

O poder:

O conceito visual da marca é de importância, devendo englobar todos os elementos que indicam como aquele negócio se coloca no mercado.

Da mesma forma, deve haver um cuidado na criação. Devendo se unir a profissionais, com estudo elevado na área de design gráfico, mentes pensantes e atuantes que irão te ajudar a desenvolver algo com a sua cara.

Além disso, procurar as cores corretas, fontes, formas, fazem parte do processo.

Na mesma linha, á medida que consumidores se identificam com a filosofia transmitida por elementos gráficos, ele fica mais propenso a internalizar produtos e serviços da marca no seu cotidiano.

Dicas para criar uma identidade visual de sucesso

  1. Conhecer bem o negócio
  2. Conheça seu público-alvo
  3. Pesquise Tendências
  4. Conte com a ajuda de especialistas

Acima de tudo, promover uma experiência de consumo positiva é um dos desafios do mercado atual.

Essa meta pode ser alcançada por meio de um branding bem posicionado e de uma boa identidade.

Em conclusão, quer saber mais sobre a construção de uma identidade visual? Fale conosco. Estamos prontos para te atender, através das nossas redes sociais (facebook, instagram e whatsapp)