fbpx



166553766_1911317899021500_8650484840225075279_n

Copywriting

Copywriting
07.03.2022 categorias Marketing Digital

Copywriting

Você é novo no mundo do copywriting?

Bem vindo a bordo!

Primeiramente, cumpre mencionar que o copywriting é o processo de escrever marketing persuasivo e materiais promocionais que motivam as pessoas a tomar alguma forma de ação, como fazer uma compra, clicar em um link, doar para uma causa ou agendar uma consulta.

O profissional responsável pelo desenvolvimento do texto (também chamado de copy) é conhecido como Copywriter.

Copywriting está no centro de quase todos os negócios.

Sem redatores, as empresas não seriam capazes de compartilhar suas mensagens com clientes em potencial para expandir seus mercados ou com clientes atuais para mantê-los engajados.

Isso inclui sites, organizações sem fins lucrativos, provedores de serviços, bem como varejistas físicos. Todos eles precisam e usam redatores.

Anunciar seus produtos e serviços nem sempre traz os resultados que você precisa.

Sobretudo, na maioria das vezes, é porque as palavras em seu site, em seus e-mails de marketing ou em suas plataformas de mídia social são mal escritas ou ineficazes para levar as pessoas a dar o passo final de fazer uma compra.

Digite redação. É uma palavra chique para escrever que você usa em estratégias de marketing para melhorar as vendas e as conversões.

1. O que é redação?

Copywriting é um dos elementos mais importantes da publicidade e marketing. É o processo de escrever palavras persuasivas ( conhecidas como copy ) que inspiram ou motivam as pessoas a realizar uma ação específica.

Quando você abre uma revista e há um anúncio de página inteira vendendo perfume, as palavras nessa página são o resultado de direitos autorais. Quando você acessa um site que solicita que você compre algo, as palavras nessa página são o resultado de direitos autorais. Você pode encontrar cópias impressas, online e até mesmo sendo lidas na televisão ou no rádio. Copywriting está em quase todos os lugares que você olha e ouve.

Quem está por trás do copywriting? Atrás de cada pedaço de cópia é um redator. Os redatores são indivíduos treinados para criar palavras de uma maneira que se conecte com o público-alvo e os mova a fazer algo. A maioria das empresas contrata um redator interno ou por contrato para ajudá-las a se comunicar com o mundo e crescer.

Copywriting não deve ser confundido com a palavra “copyright”. Copyright refere-se ao direito legal exclusivo de reproduzir ou vender o trabalho de alguém, como livros, música ou itens artísticos. O objetivo de um copyright é proteger o material original e impedir seu uso ilegal. Os direitos autorais são designados com o símbolo ©

2. O que faz um redator?

Um redator escreve palavras que movem o público a agir. Existem muitos tipos diferentes de copywriting, porém, na base de todos eles está o ato de estudar um público específico e entender suas necessidades e desejos. Em seguida, um redator cria uma estratégia para se conectar melhor com o público, mostrar ao público que seu problema é entendido e apresentar uma solução.

O que um redator cria?

Um redator é uma pessoa que fornece as palavras para uma variedade de ativos, incluindo páginas da Web, blogs, artigos, anúncios, postagens de mídia social, e-mails, pôsteres, outdoors, guias, estudos de caso, whitepapers e muito mais.

Eles usam o meio da escrita para informar, envolver, impactar e/ou persuadir o público. Os objetivos podem variar desde aumentar o reconhecimento da marca até posicionar uma empresa ou organização como uma autoridade, até o fechamento de vendas.

3. Quem precisa de redatores?

Toda empresa ou organização que planeja se comunicar com seu público precisa de um redator. De proprietários individuais a grandes empresas, nenhuma empresa é muito grande ou pequena. Os redatores podem encontrar trabalho com:

  • Solopreneurs : Indivíduos que iniciam e administram seus próprios negócios de forma independente, como designers de interiores, escritores, planejadores de festas, designers gráficos e treinadores.
  • Agências de marketing: Empresas com equipes que ajudam diversos clientes com os diversos aspectos do marketing.
  • Pequenas empresas : Pequenas empresas que são de propriedade privada e geram menos receita anual e têm menos funcionários do que as diretrizes estabelecidas pela Small Business Administration. Esses limites variam de acordo com a indústria.
  • Empresas : Grandes corporações com centenas ou mesmo milhares de funcionários.
  • Empresas da Fortune 500:  As 500 maiores empresas dos EUA classificadas pela revista Fortune.
  • Lojas de varejo de tijolo e argamassa:  negócios tradicionais de rua que oferecem produtos e serviços.
  • Startups:  Empresas em fase inicial de operação, fundadas por um ou mais empreendedores desenvolvendo um produto ou serviço.
  • Organizações sem fins lucrativos:  Organizações que não operam com fins lucrativos, como instituições de caridade públicas, fundações, organizações comerciais e grupos de defesa social.
  • Varejistas online:  empresas que vendem bens ou serviços pela internet .
  • E mais

A necessidade de direitos autorais persiste, independentemente do tipo ou nicho de negócios, porque uma parte fundamental da administração de um negócio é impulsionar uma ação específica de um público.

Para impulsionar a ação, você precisa que as pessoas estejam cientes de sua empresa e precisam orientá-las no caminho que você deseja que elas sigam.

Criar palavras que mostrem efetivamente o que é uma organização enquanto influencia o público de uma maneira específica requer conhecimento e habilidade.

Cada peça de cópia criada deve se encaixar no quebra-cabeça maior da identidade da marca e da estratégia geral.

4. Perguntas frequentes sobre redação

O que é um redator de marketing?

Um redator de marketing é uma mente criativa por trás de cada palavra que uma empresa escreve que pretende levar as pessoas à ação.

Nos anos 50 e 60, o copy tomou a forma de jingles, slogans e anúncios cativantes. Embora os redatores ainda possam estar por trás dessas criações hoje, muitos escrevem de várias formas que são publicadas na internet como parte de campanhas de marketing digital.

Essas campanhas geralmente incluem a redação de guias de identidade de marca, páginas de sites, descrições de produtos, whitepapers, blogs, postagens sociais , e-mails e muito mais. Um redator de marketing está por trás do conteúdo que você está lendo agora!

Embora a descrição de um produto ou a página ‘Sobre’ de um site possa parecer bastante simples, há muita coisa envolvida.

O copy deve falar com o público desejado no tom certo com palavras impactantes que impulsionam ações tangíveis.

Para esclarecer, os redatores de marketing geralmente têm anos de experiência, são pensadores criativos, têm fortes habilidades de pesquisa, fortes habilidades de gerenciamento de tempo, uma compreensão completa dos fundamentos e da psicologia de marketing e podem ter um diploma universitário em um campo relativo.

Em muitos casos, eles trabalham em conjunto com fundadores, estrategistas de marketing, designers e desenvolvedores para dar vida à visão de uma empresa ou organização.

Além disso, eles podem se especializar em um tipo específico de cópia, como campanhas de marketing por e-mail, e podem não oferecer outros tipos.

No final das contas, os redatores de marketing fazem muito mais do que apenas escrever palavras.

Eles entendem como analisar um negócio e seu produto ou serviço para identificar seus fatores diferenciadores.

Em resumo, os redatores de marketing são as pessoas dentro de uma empresa que escrevem as palavras estratégicas que levam o público à ação.

O que é redação de SEO?

SEO significa otimização para mecanismos de busca , e alguns redatores se especializam nesse tipo de copy.

A cópia otimizada para SEO é cuidadosamente elaborada para atrair o público humano, ao mesmo tempo em que envia todos os sinais certos para os mecanismos de pesquisa.

Por quê? Porque então seu conteúdo aparecerá mais alto nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa, direcionando mais tráfego para sua página.

Mais tráfego significa mais oportunidades para fechar vendas.

Na mesma linha, a otimização da cópia para pesquisa requer um conhecimento profundo das melhores práticas de SEO, incluindo o uso das palavras-chave certas nos lugares certos, o uso adequado de cabeçalhos e a correspondência da cópia com a intenção do leitor.

Esse tipo de redação é necessário para conteúdo da web, descrições de produtos, descrições de serviços, artigos e blogs.

Por que uma cópia de qualidade é importante para uma empresa?

Uma empresa para se dar bem precisa vender seus produtos ou ser contratada por seus serviços.

Primordialmente, o principal objetivo do copy é que as pessoas vejam seus anúncios, compartilhamentos de mídia social, páginas de destino e se sintam inspiradas a gastar seu dinheiro.

Como resultado, um bom copywriting é essencial para transformar leads em clientes pagantes.

Há uma progressão de coisas positivas que uma boa cópia faz pelo seu negócio, por exemplo:

  1. Primeiro, causa um impacto emocional em clientes em potencial com palavras.
  2. Esse impacto emocional faz com que eles sintam que podem se relacionar com sua marca.
  3. Quando eles se relacionarem, eles sentirão que sua marca pode resolver seu problema ou ponto de dor.
  4. O call to action ajuda a motivá-los a fazer uma compra.
  5. Isso leva a um aumento de vendas e conversões para o seu negócio.

Ou seja, como você vê, o copywriting tem um papel importante no sucesso do seu negócio. Por isso tem que ser feito estrategicamente. Atualizar o texto do seu negócio na direção certa pode melhorar consideravelmente as conversões.

Conclusão

Em conclusão, gostou do conteúdo? Conte com a Salazar Digital para buscar as melhores soluções em Marketing Digital para a sua empresa — desde o planejamento até a conquista de resultados surpreendentes. Fale conosco! Estamos prontos para te atender através das nossas redes sociais: facebookinstagram e whatsapp.

VOCÊ PODE GOSTAR DE LER