fbpx



166553766_1911317899021500_8650484840225075279_n

Como medir o ROI de mídia social

Como medir o ROI de mídia social
06.06.2022 categorias Marketing Digital

Como medir o ROI de mídia social

Primeiramente, como profissional de marketing de mídia digital ou social, é imprescindível você precisa saber como medir o ROI (Retorno sobre o investimento) de mídia social, bem como acompanhar e calcular.

Ele mostra o valor de suas campanhas sociais em dólares, euros ou ienes para que você possa dobrar as táticas que funcionam e evitar aquelas que não funcionam.

A mídia social é uma parte poderosa de qualquer estratégia de marketing para aumentar o reconhecimento da marca e o ROI e está crescendo em importância à medida que as postagens compráveis ​​e o comércio social se tornam uma realidade.

Neste blog, mostraremos como medir seu ROI e forneceremos dicas para melhorá-lo para que você possa aumentar o valor de suas atividades de mídia social.

O que é ROI de mídia social?

Em primeiro lugar, vamos definir o que é ROI de mídia social. Como qualquer coisa que se refira a um Retorno do Investimento, é o valor de suas atividades de mídia social dividido pelo investimento feito.

A fórmula para calcular o ROI para mídias sociais é:

(retorno – investimento feito) / investimento feito X 100 = ROI de mídia social

Se o valor do seu ROI for superior a 0%, você está ganhando dinheiro com suas campanhas de mídia social. Qualquer coisa abaixo disso significa que você está perdendo dinheiro.

“34% dos profissionais de marketing disseram não ter certeza sobre sua capacidade de medir o ROI de seus esforços de marketing de mídia social” Estatista

Como calcular o ROI das redes sociais?

A forma como você calcula o ROI depende dos objetivos da sua organização e das métricas que você usa. Você pode baixar nossa calculadora de ROI de campanha de mídia social para acompanhar suas metas, custos e retornos.

Por exemplo, o reconhecimento da marca é uma prioridade para suas mídias sociais ou é a captura de leads ou vendas? Ao criar suas métricas de ROI, traga-as de volta ao objetivo e meta de suas atividades para provar valor.

Existem muitos objetivos de mídia social que você pode escolher. Isso realmente depende do seu objetivo principal, que pode ser:

  • Novos seguidores
  • Taxas de cliques
  • Conversões
  • Formulários de geração de leads preenchidos
  • Arquivos baixados (por exemplo, eBook, whitepaper)

Métricas comuns para ajudar a medir o ROI de mídia social incluem:

  • Engajamento – como uma das métricas mais comuns e valiosas, o engajamento nas mídias sociais mostra o nível em que as pessoas estão interagindo com seu conteúdo e marca. A pesquisa da Altímetro descobriu que mais de um terço dos executivos de conteúdo usam o engajamento como uma métrica para avaliar o desempenho. Os tipos de métricas de engajamento incluem cliques, compartilhamentos, curtidas e menções à marca.
  • Alcance – Esta métrica é sobre quem vê e interage com você nas mídias sociais. É sobre o tamanho do público e os compartilhamentos, analisa até onde seu conteúdo de mídia social viaja e é visto. Pode ser mais difícil de medir do que o engajamento, pois apenas analisa quantas pessoas viram sua postagem, mas é importante acompanhar.
  • Leads – A mídia social desempenha um papel na geração de leads e é importante saber quais canais fornecem leads e qual conteúdo impulsiona esses leads. Para ROI, você deseja vincular suas campanhas à atividade, portanto, conhecer suas contagens de leads é útil para mostrar o desempenho.
  • Conversões – Quando você coloca tanto esforço em seu conteúdo e postagens de mídia social, é importante saber em que nível eles convertem. A maneira mais fácil de fazer isso é usar parâmetros UTM nos links para que você possa acompanhar os cliques por campanha e plataforma.

Como você acompanha o ROI das mídias sociais?

Depois de selecionar uma meta ou metas para suas atividades de mídia social, você precisará configurar um sistema para rastrear seu ROI.

  • A maneira mais fácil de fazer isso é definir uma meta no Google Analytics. Você pode fazer isso configurando metas e acompanhamento de eventos. Leia nosso Guia de metas do Google Analytics para entender tudo o que está envolvido e o que você precisa fazer.
  • Se você quiser acompanhar outras métricas – curtidas, compartilhamentos e menções à marca – use uma plataforma como Buffer ou Ahrefs.

 

Como você pode atribuir valores monetários para determinar o ROI?

O próximo passo é atribuir valores monetários para calcular seu ROI de mídia social. A melhor maneira de fazer isso é usar dados históricos. Dessa forma, você pode calcular o Lifetime Value (LV) de cada cliente. Por exemplo, se seu LV médio for de US$ 100, isso significa que 1 em cada 10 pessoas que visualizam seu conteúdo se tornam clientes. Portanto, o valor de fazer um visitante converter é $ 10 ($ 100 dividido por 10).

A outra maneira de calcular valores monetários é estimar. Esta não é a maneira mais confiável de fazer isso, mas se você não tiver dados históricos. É o melhor lugar para começar. Veja qual é sua média de compra por meio de seu site ou qual é seu orçamento de PPC para conversões de anúncios sociais para determinar um valor realista. Essa ferramenta de previsão de orçamento de mídia paga pode ajudar você a calcular os custos.

Como você calcula os gastos ou investimentos em mídias sociais?

Atualmente, para calcular seu ROI de mídia social, você precisa saber quanto gasta na criação e implementação de campanhas. Exemplos de gastos incluem:

  • Seu tempo ou o tempo de sua equipe de marketing – é preciso tempo e esforço para configurar campanhas, portanto, considere o tempo gasto nas mídias sociais
  • Ferramentas ou software – conta para qualquer software ou ferramenta que você precise comprar e pagar regularmente
  • Gastos com anúncios sociais – Se você executar campanhas de mídia social pagas, leve em consideração seu orçamento semanal ou mensal
  • Criação de conteúdo – A mídia social exige conteúdo, portanto, conte com qualquer dinheiro necessário para criá-lo
  • Agências externas – Você usa um redator ou criador de conteúdo de vídeo? Inclua o investimento que você faz em seus cálculos

Dicas para melhorar seu ROI de mídia social

Não importa qual seja o seu ROI médio para mídias sociais, sempre há espaço para melhorias!

  • Entenda seu público – A chave para o ROI e o sucesso nas mídias sociais é entender seu público. Certifique-se de saber quem está interagindo com você e em quais plataformas para que você possa fornecer conteúdo que envolva. Se você não tiver desenvolvido, use este modelo de persona do comprador para criá-los hoje!
  • Seja inteligente com seu conteúdo – Pode ser difícil ser notado nas plataformas de mídia social com tanto conteúdo por aí. Trata-se de conteúdo de qualidade, não de quantidade, portanto, reserve um tempo para criar conteúdo relevante, empolgante e divertido .
  • Use geração de leads sociais – Nos EUA, os profissionais de marketing relataram que a mídia social é responsável por 15% de seus orçamentos de marketing, de acordo com dados da Statista sobre a participação no orçamento de mídia social. Esse nível de gasto requer mídia social para gerar leads e clientes. Portanto, certifique-se de incluir formulários de geração de leads em ativos de conteúdo valiosos, como eBooks ou calculadoras on-line para capturar informações do cliente.
  • Teste e otimize – Ajuste e otimize suas postagens sociais orgânicas usando novas imagens, palavras-chave e títulos. Na mídia paga, experimente novos tipos de anúncios e públicos para ver os resultados.

Por exemplo, a varejista de móveis online Made usou anúncios de realidade aumentada no Facebook para aumentar as vendas e o reconhecimento da marca. A experiência imersiva permitiu que pessoas com dispositivos iOS posicionassem móveis virtuais 3D em suas casas. A campanha viu as compras aumentarem em 2,5 vezes, o recall do anúncio aumentar em 40% e a taxa de adição ao carrinho em 3 vezes.

  • Concentre-se em seus perfis de mídia social – Lembre-se de que seu perfil é a primeira coisa que as pessoas veem quando acessam sua página. É seu trabalho causar uma boa primeira impressão. Observe as imagens e o conteúdo que você está usando em todas as plataformas e otimize quaisquer biografias ou cabeçalhos para transmitir o que sua marca faz, em um instante.

  • Use influenciadores – Nas mídias sociais, os influenciadores têm poder. Para os profissionais de marketing, trata-se de encontrar um influenciador que se alinhe à sua marca e possa impulsionar o reconhecimento da marca e os leads. Se você não tem nenhum vínculo com um influenciador, procure fazer divulgação para fazer conexões . Não é apenas para marcas B2C, os influenciadores podem ser eficazes para o marketing B2B, então faça uma pesquisa e veja o que aparece.
  • Fique de olho nas mídias sociais e nas tendências dos clientes – As redes não permanecem as mesmas ano após ano. À medida que as necessidades e comportamentos dos clientes mudam, o mesmo acontece com o consumo de mídia social. Basta olhar para o relatório Social Trends 2022 da Hootsuite para ver a mudança na eficácia das plataformas para atingir as metas de negócios de 2020 a 2021.
  • Certifique-se de ficar de olho nas últimas tendências de mídia social para saber onde investir seu tempo e dinheiro.
  • Mantenha a mídia em mente – Uma ótima maneira de fazer com que sua campanha de mídia social seja vista por um público mais amplo é se conectar com a mídia. Você pode informar os meios de comunicação emitindo um comunicado de imprensa ou marcando-os em postagens.  Ou seja, isso irá ajudá-lo a obter backlinks ou histórias da mídia, especialmente se uma campanha for para divulgar a conscientização, como para organizações sem fins lucrativos. A métrica de ROI de mídia social para isso pode ser ‘milhagem de mídia’.

Use as mídias sociais para aumentar o reconhecimento da marca e o ROI

Posteriormente, á medida que mais clientes usam as mídias sociais para navegar, se conectar e comprar, os profissionais de marketing precisam ter conhecimento de mídia social. Aprenda os fundamentos com o Diploma Profissional em Marketing de Mídia Social da DMI , como pesquisa social, comércio social e estratégia social. Nesse sentido, você também conhecerá os detalhes dos maiores canais de mídia social, incluindo Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e TikTok.

Em conclusão, e aí, gostou do conteúdo sobre Como medir o ROI de mídia social?

Conte com a Salazar Digital para buscar as melhores soluções em Marketing Digital para a sua empresa — desde o planejamento até a conquista de resultados surpreendentes. Fale conosco! Estamos prontos para te atender através das nossas redes sociais: facebookinstagram e whatsapp

VOCÊ PODE GOSTAR DE LER